Esse conceito considera a subjetividade dos colaboradores, ou seja, eles como seres humanos – com suas particularidades, desejos, expectativas e dificuldades. A gestão humanizada busca desenvolver um ambiente saudável na empresa, mesmo com metas a serem batidas e a pressão do dia a dia. Essa estratégia transforma as relações dentro da organização, aproximando os líderes dos colaboradores e tornando esse contato mais humanizado ao oferecer-lhes suporte emocional. Para isso é preciso conhecer quem trabalha ao seu lado, para então se conectar e criar um laço de confiança e companheirismo na equipe.
SEJA PRÓXIMO DO SEU TIME
Uma gestão humanizada é impossível de ser pensada sem que as relações sejam próximas, sem que as pessoas sejam escutadas e se sintam como tal. Um time que não se conhece, muitas vezes, não tem confiança. Estar com as pessoas é construir laços, é abrir espaço para o desenvolvimento e evolução de cada colaborador.
SEJA ABERTO A MUDANÇAS
É imprescindível ter em mente que somos seres humanos, somos complexos e nos reinventamos o tempo todo, por isso a empresa também deve se abrir ao novo, para rever os processos constantemente e caminhar junto com as metas e ideais do seu time.
CONHEÇA MAIS AS PESSOAS
Compreender as pessoas não é fácil, mas é essencial quando pensamos em equipes, união e colaboração. Entender os sonhos, objetivos e anseios de cada colaborador é abrir as portas para a realização pessoal/profissional dos mesmos e até ajudá-los a encontrar essas metas.
A gestão humanizada parte de um relacionamento mais flexível com os funcionários, respeitando sua história de vida e particularidades. Por isso é necessário cultivar uma cultura organizacional que valorize a diversidade, empatia e respeito — um trabalho que envolve todas as lideranças e o RH. Isso não é uma tarefa fácil, porém, adotar a gestão humanizada pode trazer resultados impressionantes para a empresa.