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27/05/2016 09h32 - por KAKOI Comunicação

Como voltar a se encantar com seu trabalho?

Como voltar a se encantar com seu trabalho?

Se você está feliz com seu trabalho, mas se sente cansado e em alguns momentos até desmotivado, é possível que você não entenda o que está acontecendo, sobretudo se você é uma pessoa proativa e que tenta resolver as tarefas laborais rapidamente.

Neste caso, muitos não sabem diferenciar se estão cansados ou estressados. O estresse pode se manifestar de diferentes maneiras, alguns ficam esgotados e até sentem que seu trabalho é monótono, enquanto outros se exigem tanto que não conseguem equilibrar sua vida profissional e pessoal.

Quem está cansado pode encontrar alívio ao se permitir momentos para se desconectar. "Quem não puder tirar férias deve falar com o chefe e expressar a situação para ver como pode se organizar com as prioridades e administrar os horários ou redistribuí-los para poder aproveitar feriados, ter dias livres ou trabalhar em casa, o que alivia um pouco", disse Javier Krawicki, sócio-fundador de Tu Primera Pega.

 

Por mais que a desmotivação possa ser produto do estresse, também é possível que indique outros problemas, mas "não gostar do trabalho ou do chefe não significa que seja um Burnout ou um estado de estresse", disse Krawicki.

Se você chegou a este estado, é possível que não saiba o que fazer, contudo, você não deve deixar de procurar uma solução. "É preciso ser criativo, falar com o chefe, oferecer soluções e não ficar sem fazer nada dizendo que já não consegue mais, porque isso é o pior que você pode fazer. O ideal é soluções e alternativas para aliviar e conseguir seguir em frente", aconselha Krawicki.

Informar ao chefe

Pode ser que você esteja estressado ou sinta cansaço por executar as mesmas tarefas que, até algum tempo atrás, não representavam um problema. É importante que você conte ao seu chefe.

Para Krawicki, isso é importante porque "o chefe deve saber como você se sente, entender que você está sobrecarregado e estressado. Comunique no momento certo e não fale como um problema, mas dentro de uma conversa que uma pessoa tem com seu superior, isso para que ele possa intervir e o ajudar, com o objetivo de diminuir o estresse que pode estar tendo".

Mas como dizer isso de forma que o entendam?

Tenha um plano de ação: Mencione o que é que está lhe levando a este estado de colapso e o que é o que lhe toma mais tempo, mas tenha um plano com o problema e a solução.
Planeje soluções operacionais: Essas não devem impactar tanto as tarefas do profissional, de forma que possam as mudanças possam ser feitas sem gerar problemas.

"A motivação da pessoa surge depois do diálogo com o chefe, isso porque uma vez adotadas as mudanças planejadas, a pessoa se motivará ao ver que foi escutada, e não vai se desmotivar", disse Krawicki.

Fonte: Administradores

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