Klasse!

(41) 2141-0565

Facebook Twitter Linkedin RSS

BLOG

13/04/2016 12h24 - por KAKOI Comunicação

7 dicas para um bom comportamento no primeiro dia de emprego

7 dicas para um bom comportamento no primeiro dia de emprego

O primeiro dia em um novo emprego pode ser bastante assustador. Um novo lugar, novas pessoas e novos processos. Enfrentar tudo isso acaba causando mais nervosismo que o necessário.

Veja dicas para ser o colega de trabalho com quem todos querem trabalhar desde seu primeiro dia:

Postura- O primeiro dia é o momento de conhecer o ambiente e os colegas, mas sem deixar de se colocar. Resumindo, o essencial é ter uma postura antenada e discreta, sempre sóbria. Em hipótese nenhuma entre fazendo piadinhas e tentando agradar todo mundo.

Boas práticas- Existem algumas práticas capazes de identificar você como um bom profissional e colega de trabalho mesmo no primeiro dia. É de bom tom se apresentar para o chefe, tentar lembrar o nome das pessoas, perguntar quem pode apresentar a você as dependências da empresa e qual será o melhor momento para isso.

Erros imperdoáveis- Certos comportamentos podem “queimar o seu filme” logo no primeiro dia. Entre eles, a invasão do espaço alheio. Dar palpite sem ser chamado é uma péssima maneira de começar. Falar alto, deixar o telefone tocar no alto ou em um toque inadequado. Tudo isso é invasivo, incomoda.

Hora do almoço- A hora do almoço pode ser bastante delicada para o novato. Nesse momento, ele tem duas alternativas: o ideal é que ele espere ser convidado para o almoço, mas também pode tentar se envolver com as pessoas mais amigáveis e solícitas com quem teve contato desde o início do dia.

Excesso de energia- Em seu livro Etiqueta sem Frescura, Cláudia Matarazzo comenta que excesso de energia logo no primeiro dia pode ser entendido de maneira equivocada. Para a consultora, esse tipo de comportamento deve ser evitado porque “o primeiro dia é apenas o momento de se apresentar. A pessoa tem que se policiar e perceber como ela está se comunicando. É preciso ter a consciência de que as coisas não mudarão no primeiro dia.”

Ansiedad- O tratamento profissional deve imperar. Faça um exercício antes de sair de casa, parece bobagem, mas respirar fundo funciona. Se perder a calma o novato começa a suar e até gaguejar, causando uma impressão negativa.

Como estabelecer bons relacionamento- Há algumas regras principais para estabelecer bons relacionamentos com os superiores e colegas de trabalho desde o primeiro dia. Para se dar bem logo no primeiro dia o novato precisa perceber as pessoas no ambiente de trabalho. Tem que ouvir e entender a pessoa. Existem as pessoas que são mais de conversa e aquelas mais burocráticas, o segredo é se comunicar de acordo com a preferência dos colegas. Depois de adequar a comunicação, vale tentar o olho no olho, estar atento ao que o outro fala.

0 Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!