Klasse!

(41) 2141-0565

Facebook Twitter Linkedin RSS

BLOG

31/08/2015 11h40 - por kakoi Comunicação

Aprenda a montar uma equipe de sucesso com 4 ótimos exemplos

Todo mpreendedor começa sua jornada muito focado na operação: vendendo, produzindo e entregando. Como se diz no jargão, empreendedor com uma empresa em estágio inicial "bate escanteio e sobe pra cabecear". Zica e Leila, por exemplo, começaram o Beleza Natural dentro do salão improvisado na garagem de casa. Wilson Poit dirigia a caminhonete e instalava com as próprias mãos os geradores no início da Poit Energia. Marcelo Sales e Rafael Duton foram os responsáveis por vender e programar os primeiros apps para celular da antiga NTime, atual Movile.

No entanto, o que levou esses empreendedores ao sucesso não foi a eficiência na execução solo, mas principalmente a capacidade de formar times sólidos e a velocidade com que aprenderam a se tornar bons gestores. Veja bons exemplos:

 
 

 

1 - Poit Energia - funcionários mais inteligentes

Construir um time de alta performance começa na liderança, ou seja, no mindset do próprio empreendedor. E no dia a dia ao lado dos empreendedores apoiados pela Endeavor acabamos ouvindo histórias que ilustram bem isso. O próprio Wilson Poit conta que durante muito tempo se orgulhou de ser a pessoa mais inteligente da sua empresa. Até que um dia percebeu que com essa mentalidade chegaria apenas até onde a sua capacidade de entrega o permitisse.

Pelo contrário, Poit viu que deveria se orgulhar de formar um time com gente mais competente e com mais potencial que ele próprio, porque só assim poderia ir além das suas limitações pessoais. Sua capacidade, então, deveria ser organizar essas pessoas em torno de um sonho em comum muito forte, que mobilizasse a todos em um mesmo sentido: construir a maior e melhor empresa de aluguel de geradores do país. E deu certo! Junto com seu time, Wilson transformou a Poit Energia em um dos maiores casos de empreendedorismo dos últimos tempos no Brasil ao vender sua empresa para a Agrekko, líder mundial do setor, por mais de R$ 400 milhões.

2 – Clearsale - a arte de anunciar uma vaga

Outra empresa que apostou na construção de um time excelente é a Clearsale, líder na prevenção de fraudes no comércio eletrônico no país. Pedro Chiamulera, ex-atleta olímpico e fundador da companhia, sempre faz questão de reforçar isso em suas palestras e entrevistas: "a vitória é coletiva".

Pedro conta que alguns anos atrás, quando a Clearsale ainda era desconhecida no mercado, recrutar gente boa era muito mais difícil. Para se destacar, eles usavam a criatividade na divulgação de suas vagas, por exemplo, com anúncios como "procuramos excelentes estatísticos que gostem mais de pessoas do que de estatística", chamada que atraiu um garoto super talentoso, que hoje é Diretor de Inteligência da empresa. Gostar mais de pessoas, na prática, significa saber cuidar, dar bons feedbacks e ajudar a desenvolver os outros - competências fundamentais para formar uma cultura maciça e atrair um time de alto potencial.

3 - Acesso Digital - viagens para os melhores

Saber reconhecer e premiar as pessoas que mais entregam resultado também são práticas fundamentais. Na Acesso Digital, por exemplo, as pessoas têm suas performances medidas todos os meses, e os que mais se destacam ganham oportunidades únicas de desenvolvimento, como coach com grandes empresários, viagens para países referência em algum aspecto, e diversos cursos. No ano passado, o time inteiro da Acesso ganhou uma viagem para Las Vegas depois de ter batido a meta mais desafiadora da empresa.

4 - Confiance Medical e portal Minha Vida - métricas criativas

Colocar um sonho grande como forma de mobilizar as pessoas é outro instrumento importante para reunir gente boa. O portal Minha Vida, em vez de falar apenas de números de usuários, por exemplo, mede todos os anos quantas toneladas eles conseguiram ajudar a eliminar com seus programas de dieta. Enquanto a Confiance Medical, empresa que faz equipamentos de vídeo cirurgias, muito menos invasivas do que as tradicionais cirurgias abertas, contabiliza quantos quilômetros de cicatrizes eles evitaram nos pacientes que sofreram procedimentos com seus equipamentos. Interessante, não?

Exemplos de boas práticas para se formar um time de alto potencial não faltam! Basta olhar para as empresas que mais estão crescendo e se destacando no Brasil. Pode ter certeza: por traz desse sucesso tem o “dedo” de gente boa com vontade de fazer acontecer, liderada por um empreendedor que conseguiu desenvolver também o seu espírito gestor. Vai que dá! 

Fonte: Revista Exame
Foto: Thinkstock

0 Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!