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26/08/2015 14h51 - por Klasse Executive Search

Confiança: só depende de você

Confiança: só depende de você

Quando a atitude confiante na hora de se apresentar e de se comunicar com as pessoas é um ingrediente que falta no comportamento do candidato, muitas vezes, nem um currículo impressionante vai bastar para reverter sua desvantagem em processos seletivos.

Em um ambiente em que parecer ser é tão importante quando ser de fato, profissionais confiantes prosperam não só por conta da boa comunicação, mas também porque são capazes de conquistar e influenciar positivamente o ambiente ao seu redor.

Confira como espantar a insegurança e projetar confiança.

1. Aja primeiro

O profissional deve partir para a ação, que pode ser ancorada na observação da atitude de pessoas confiantes. Repare na linguagem corporal de alguém que você considera confiante. Note gestos e expressões e perceba de quais deles você poderia se apropriar. Pequenas ações já projetam confiança.

Agir de maneira confiante mesmo antes de se sentir tão seguro quanto demonstra a “nova” atitude terá resultados efetivos na sua autoimagem.

2. Elimine vocabulário impreciso

Há, por exemplo, uma diferença grande no nível de confiança transmitido ao interlocutor entre dizer ‘eu acho’ e dizer ‘eu acredito’.

Eliminar palavras imprecisas é uma maneira de valorizar suas colocações em reuniões e apresentações. Ritmo e cadência da fala são fatores importantes para demonstrar credibilidade. O contato visual, um desafio para os mais inseguros, nunca deve ser preterido neste processo. E, lembre-se de sorrir.

3. Bom humor

Pessoas engraçadas, em geral, são vistas como confiantes e capazes de transformar o clima de uma empresa. Quando for apropriado ao ambiente, aposte no humor, mas com moderação e parcimônia.

Se sua a insegurança não permite que você tenha a coragem de tentar provocar risadas nos outros, apresente-se no dia a dia, simplesmente, com bom humor. Ninguém precisa contar piada, um sinal de bom humor em uma entrevista de emprego é o sorriso.

Aliadas aos truques, estas ações são imprescindíveis:

Tenha mentores. Executivos muitas vezes atribuem parte de seu sucesso à orientação que receberam de seus mentores ao longo da carreira. Cercar-se de uma rede de apoio vai, sem dúvida, aumentar o seu nível de confiança para tomar decisões no âmbito profissional.

Um mentor deve, inclusive, ser encarado como um lembrete constante do que é necessário fazer para chegar aonde você quer. Devem ser pessoas que inspiram admiração e com quem há forte identificação de valores.

Prepare-se. Quanto mais inseguro o profissional, mais a preparação se faz necessária. Dedique-se ao máximo antes de enfrentar reuniões, apresentações ou entrevistas de emprego. Pular esta etapa, é deixar muito espaço para o acaso e para possíveis falhas.

Fonte: Exame

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