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08/12/2014 10h58 - por Marcelo, Administradores

A falha da empatia e os problemas na comunicação empresarial

A falha da empatia e os problemas na comunicação empresarial

O brilhante mecanismo do nosso cérebro pode falhar ou ser induzido a falhar devido aos processos de trabalho no quesito empatia. Isso acontece porque segundo ROCK (2009) quando estamos imersos (ou submersos) em nossas funções, e estas demandam em sua maioria o lado ou circuitos racionais do cérebro. A parte social do nosso cérebro não terá bom desempenho e se não for usada não desenvolverá todo seu potencial. Então neste caso teremos problemas de relacionamento possivelmente. Como acionar, usar e desenvolver o lado social do nosso cérebro para obter o melhor das nossas interações com os colegas de trabalho? 

 

Primeiro vamos separar o momento analítico de trabalhar (relatórios, textos, planilhas, etc.) do momento de trabalhar com pessoas (reuniões, comunicados, criação, etc.). Segundo desacelere, acalma-se e traga o animo de volta. Você sabe quando ficamos furiosos ou desanimados porque o computador ficou lento e o sistema trava sem parar, dai tratamos os outros com aspereza? Conheça e defina um limite de desgaste emocional. Lembre-se de relaxar e não castigar os outros. Terceiro não se esqueça de tentar colocar-se no lugar do outro para escolher os argumentos corretos que não machuquem o status e valores dos seus colegas.

 

Aprenda a criar conectividade com qualidade nas relações.

 

Somos treinados a processar e dar continuidade a informações. A racionalidade ajuda nos processos, mas o processo de se comunicar precisa de calor humano principalmente. Neste caso não deixar que a empatia morra é de fundamental importância. Ao profissional cabe praticar essa abordagem e ao gestor é necessário criar momentos para que os colaboradores interajam sem a interferência de processos puramente racionais para se relacionarem com qualidade. Deste modo desempenharão a comunicação com humanidade durante reuniões, conferências e negociações, por exemplo. Pouparemos assim estresse e demais problemas entre os colegas.

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